Homossexualidade nas telenovelas portuguesas

homossexualidade nas telenovelas

Cada vez mais a homossexualidade deixa de ser vista como tabu e começa a ser integrada no nosso quotidiano. 

Em Portugal são cada vez mais os programas televisivos que retratam o amor pelo mesmo sexo como algo completamente natural e que acabam por contribuir para o fim dos preconceitos.

Os benefícios da homossexualidade nas telenovelas portuguesas

A homossexualidade foi, durante muito tempo, um segredo escondido, sabíamos que existia, mas não estava à vista. Por este motivo, a aceitação de diferentes preferências sexuais como algo natural ainda é algo difícil, pois a sociedade nunca teve de lidar com isso.

As telenovelas portuguesas têm integrado casos de homossexuais nas suas histórias, sem conotações negativas, ajudando assim a que a sociedade comece, lentamente, a ter contacto com a homossexualidade que, a longo prazo, se tornará em algo banal.

As telenovelas são transmitidas em horário nobre e têm grande parte das visualizações diárias, garantindo que uma boa fatia da população tem contacto com as várias preferências sexuais.

Intencionalmente ou não, a retratação de casos de amor entre dois homens ou entre duas mulheres tem desempenhado um papel importantíssimo na aceitação da sociedade. Cada vez mais, um caso de amor pelo mesmo sexo se torna em algo tão banal e natural que futuramente deixará de ser “um caso”.

Onde estamos

Pelo panorama televisivo português já passaram muitas telenovelas e programas que faziam referência, de forma natural, aos homossexuais.

Atualmente pode encontrar um casal homossexual, dois homens que têm uma criança que foi adotada por um deles. Esta história passa-se na novela “Sol de Inverno” que é transmitida na SIC em horário nobre. Neste caso, não só uma relação entre dois homens é mencionada, como também a questão da adoção tem o seu espaço.

Já a TVI apresenta “O Beijo do Escorpião” onde um casal de homens homossexuais também tem o seu papel. Aqui podemos ainda ver algumas cenas mais quentes entre o casal.

Além destes papéis explícitos, nota-se uma tendência cada vez maior de integrar cenas homossexuais em vários programas televisivos o que contribui para a banalização e consequente descriminação de uma escolha sexual diferente.

Aproveitar para sair do armário

O facto de estarmos retratados em programas com altas audiências é também uma grande ajuda para os jovens que querem sair do armário e admitir as suas preferências sexuais, mas ainda não conseguiram a coragem necessária.

Quem vê as telenovelas são mães, pais, tios, avós, patrões e amigos que lentamente vão interiorizando que ser homossexual é tão natural quanto ser heterossexual.

Uma boa forma de prever a reação dos nossos amigos e família é observar qualquer comentário que façam quando são confrontados com a homossexualidade retratada na televisão. Pessoas com comentários depreciativos terão muito mais dificuldade em aceitar a noticia, enquanto pessoas que não tecem comentários estarão mais disponíveis para ouvir.

Assumir a nossa orientação sexual é fundamental para conseguir uma vida equilibrada, conseguir encontros com pessoas do nosso agrado e para nos sentirmos melhores com a nossa vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.