Arquivo da categoria: Notícias

Arraial Pride no Terreiro do Paço – Vai lá estar?

Arraial Pride

Quem ainda não ouviu falar do Arraial Pride? O maior evento LGBT nacional acontece já dia 28 de Junho no Terreiro do Paço em Lisboa.
Esta festa que defende a liberdade e a aceitação das minorias sexuais já vai na sua 18ª edição e tem sido um sucesso! Venha conhecer melhor este evento, perceba a sua importância para a comunidade LGBT e fique a saber as atrações que o esperam.

Arraial Pride 2014 – A Festa LGBT

O evento conhecido como “Arraial Pride” muda este ano de nome, passando a ser chamado de “Arraial Lisboa Pride”. Esta mudança é um esforço da organização para incluir esta festa e Lisboa no roteiro turístico da comunidade LGBT. Este evento contou com mais de 45 mil visitantes em 2013 e este ano a organização espera ultrapassar este número e levar a comunidade LGBT ainda mais além.
Outra mudança neste ano é a feliz escolha de datas. O Arraial Pride vai ser comemorado no aniversário da revolta de Stonewall, marco da luta pela igualdade e aceitação das minorias sexuais.
Muito mais do que uma simples festa, o Arraial Lisboa Pride é um evento que visa integrar a sociedade LGBT na sociedade portuguesa. Luta para que as escolhas sexuais não sejam motivos de discriminação e exclusão, desejo que tem sido conseguido, ainda que lentamente, ao longo dos anos. Esta festa tem como público principal toda a comunidade LGBT, mas também os seus simpatizantes e apoiantes (ou futuros). É uma forma de dar a conhecer esta cultura a todas as pessoas que ainda não compreendem nem aceitam que existem escolhas diferentes. Gradualmente a comunidade vai sendo referenciada mais abertamente, como é o caso da homossexualidade nas telenovelas portuguesas. Ao realizar este evento, a comunidade ganha visibilidade e reforça cada vez mais o seu direito de pertencer a uma sociedade mais livre, mais liberal e sem ideias preconcebidas de preferências sexuais.

O que vai poder ver

Além da sua forte mensagem à sociedade, o Arraial Pride é também uma festa que promete diversão e até possibilidade de novos encontros! Os seus visitantes não abandonam o recinto sem prometer voltar no ano seguinte.
Existem espetáculos para todos os gostos, incluindo espaços dedicados a famílias e crianças.
A festa tem início às 16:00 de dia 28 de Junho e só irá terminar as 04:00. Veja algumas das atividades:

  • Arraialito – Arraial criado para as crianças. É um espaço de diversão onde as famílias poderão fazer novas amizades e alargarem horizontes.
  • Pride Village – Zona de comércio tradicional onde poderá encontrar várias tendas com vendas de produtos artesanais. Perfeito para uma tarde descontraída e para adquirir alguns produtos únicos.
  • Lounge – Zona de descontração onde poderá fugir do calor e refugiar-se numas bebidas frescas e leves.
  • Palco Principal – Abre às 20:30 e irá ser a casa de muitos artistas e bandas nacionais. Um esforço recompensador para mostrar o que de melhor se faz por cá.
  • Noite lisboeta – Porque estamos em Lisboa, 25 dos bares mais conceituados da noite da Capital vão envolver o palco principal transformando-o na maior pista de dança de Lisboa!