Perguntas e Respostas sobre a Homossexualidade

homossexualidade perguntas e respostas

Apesar da homossexualidade ser algo bastante normal e presente na nossa sociedade, existe ainda algumas dúvidas de algumas pessoas que não compreendem muito bem esta preferência sexual e escolha de vida. São muitas as perguntas que existem na cabeça das pessoas, não só aquelas que não estão dentro da comunidade gay, como ainda algumas que não conseguem compreender bem os seus sentimentos e ficam confusos cada vez que encontram alguém do mesmo sexo ou mesmo que se olham ao espelho.

As perguntas e respostas sobre a homossexualidade têm como principal objectivo satisfazer a curiosidade de grande parte das pessoas e acima de tudo, tirar dúvidas aqueles que não sabem exactamente qual vai ser o seu futuro, qual a forma como a sociedade o encara, ou simplesmente como é que devem agir perante uma determinada situação.

Perguntas e Respostas sobre homossexualidade

Seleccionamos algumas das perguntas mais comuns na sociedade de hoje em dia, tentando assim satisfazer algumas dúvidas ou curiosidades da maioria das pessoas.

O que é ser homossexual ?

Apesar de parecer realmente ridícula a pergunta, ainda existem muitas pessoas que têm esta dúvida, pois não sabem exactamente o que é que pode ser considerado homossexualidade. A homossexualidade é simplesmente a atracção sexual entre indivíduos do mesmo sexo, sendo que para ser considerado homossexual, é necessário que haja desejo e atracção sexual, conseguir detectar beleza ou simplesmente ter uma boa ligação com pessoas do mesmo sexo não é considerado homossexualidade.

Ter sentimentos pelo mesmo sexo é ser homossexual ?

Não. Existem muitas pessoas que acabam por se apaixonar por personalidades, por características ou até mesmo chegando às experiências de cariz sexual, porém não se consideram homossexuais. Apesar de ser um contra-senso, para ser homossexual é importante que a pessoa assim se considere, caso contrário é apenas curioso.

O que causa a homossexualidade?

Existem muitas teorias, ainda que sem fundamentos, sobre a origem da homossexualidade numa pessoa, havendo até teorias que referem que esta orientação é determinada ainda na fase pre-natal. Outras teorias afirmam que são os factores ambientais e sociais os causadores da orientação sexual diferente do chamado habitual. Em qualquer um dos casos, a verdade é que a homossexualidade é estabelecida essencialmente em idade jovem, mais propriamente durante a adolescência, sendo por isso muitas vezes confundida com a simples curiosidade sexual natural dos jovens.

É fácil identificar um homossexual?

Dentro da comunidade gay existe a teoria de que cada homossexual tem o seu próprio radar, conseguindo identificar rapidamente se outra pessoa é ou não homossexual. Porém, mesmo quem não está dentro da comunidade pode conseguir identificar, desde que se criou uma espécie de estigma em relação ao tipo de vestuário e tiques existentes. Mas as lésbicas e os gays têm os mais diversos estilos de vida, ingressam em vários mercados de trabalho e têm estilos muito variados, por isso é complicado afirmar que é fácil de identificar apenas pelo lado físico.

Ainda existe discriminação da sociedade ?

Apesar de hoje em dia a homossexualidade já ser muito mais aceite pela comunidade, a verdade é que ainda existe muita discriminação, principalmente nas cidades pequenas, onde a comunidade gay ainda não é muito visível. No nosso país esta discriminação está a desaparecer aos poucos, mas não é aconselhável que haja demonstrações de carinho públicas, para evitar algum tipo de comentários desagradáveis. Faça-as nos sítios adequados, nos bares e discotecas gays, onde tudo é permitido e onde todos se entendem perfeitamente bem.

A SIDA é uma doença Gay?

Não! Apesar de serem muitas vezes associadas, a SIDA em nada tem a ver com a comunidade gay. O vírus da SIDA é transmitido através do contacto sexual desprotegido, como também a partilha de seringas, por isso não é exclusivo da comunidade gay.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.