5 Erros que não pode cometer quando apresentar o seu namorado à família

assumir que sou homossexual

Apresentar o namorado à família, principalmente se for o primeiro, é um momento delicado e que requer alguma atenção da sua parte para que tudo corra pelo melhor.

Caso apenas se tenha assumido há pouco tempo, é ainda mais importante preparar tudo com muito cuidado.

Veja os 5 erros mais comuns a não cometer!

1. Fazer surpresa

Apesar da homossexualidade ser algo completamente normal, nós sabemos que ainda existem muitas pessoas com algumas dificuldades em lidar com outras orientações sexuais que não a heterossexualidade. Nestes casos temos que ter algum tacto para facilitar a aceitação, o que inclui avisar antes de apresentar o namorado.

Se para nós é algo totalmente normal, para a nossa família pode ainda não ser assim tão comum, no entanto muitas novelas portuguesas já incluem casais homossexuais. De qualquer das formas, avisar antes de apresentar o namorado não prejudica ninguém e ajuda a que a sua família reaja da melhor forma.

2. Não deixar passar algum tempo após sair do armário

Dependendo de como a sua família aceitou o facto de ter saído do armário, poderá ser boa ideia aguardar algum tempo antes de apresentar o namorado.

Mesmo que a sua família tenha reagido bem, será preferível deixar passar algum tempo para que assimilem totalmente o facto de você ser gay antes de conhecerem o seu namorado.

Para casos mais problemáticos, recomendamos que deixe passar ainda mais tempo e que vá discutindo o facto (para não cair no esquecimento) antes de dar o próximo passo.

3. Ter demonstrações de carinho (explícitas)

Na primeira vez que apresentar o seu namorado à família é de bom tom evitar demonstrações de carinho físicas, como abraços e beijos, mas atenção que isto não é válido apenas para os homossexuais! É natural que enquanto a sua família ainda não conheça bem o seu namorado, prefira não assistir a demonstrações de carinho.

Se a sua família não reagiu muito bem ao facto de sair do armário, será melhor deixar os afetos para outra altura mais íntima.

4. Escolher um dia especial

Escolher um dia especial em que tem a casa cheia ou onde se está a comemorar algo especial para apresentar o seu namorado nunca é das melhores ideias. Existem imensos dias em que poderá apresentar o seu namorado, portanto é preferível deixar que a família desfrute desses dias especiais sem interrupções. Dias especiais como o Natal, aniversário de algum membro, etc., são historicamente passadas em família e, apesar do seu namorado também ser família, é preferível deixar esse convívio para quando já o conhecerem bem.

5. Não falar sobre o assunto com o seu namorado

Todas as famílias são diferentes e enquanto umas são mais liberais e descontraídas, outras podem ser mais rígidas e formais. Num primeiro encontro é importante fazerem um esforço para que tudo corra bem, mesmo que sejam personalidades incompatíveis.

Não falar abertamente com o seu namorado, de todos os assuntos incluindo este, é um dos erros mais comuns nas relações. Deve falar com o seu namorado e explicar como são as pessoas da sua família e alertá-lo de algo em específico que possa existir. Vão ter muito tempo para se conhecerem bem, mas no primeiro encontro é preferível fazerem um esforço para agradar, para que a relação comece com o pé direito!

Descontraia e boa sorte!

1 thought on “5 Erros que não pode cometer quando apresentar o seu namorado à família

  1. Eu me chamo Edson,moro no Brasil.Adorei a (dica),prometo fazer uso.Obrigado pois tenho um companheiro quê é Português.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.