Será que está pronto para o casamento gay?

casamento gay

O legalização do casamento gay veio tornar a vida de muitos homens gay muito mais feliz. A possibilidade de assumirem um relacionamento e usufruírem das mesmas vantagens e regalias que um casal heterossexual foi uma mudança já há muito esperada e que resultou numa série de cerimónias. 

Apesar do casamento homossexual ser agora legal, não significa que todos os casais estejam preparados para dar o passo. O casamento necessita, além do amor, de uma preparação do casal.

Já pensou se está pronto para o casamento gay?

A importância da decisão

Qualquer casamento deve ser bem ponderado, pois trata-se de um compromisso que deve ser feito para toda a vida.

No entanto, ao contrário dos casamentos heterossexuais, os casamentos gay foram durante muito tempo ilegais, o que levou a que os casais nunca considerassem seriamente o assunto. Com esta alteração na legislação, muitos casais sentiram-se compelidos a dar o passo sem terem ponderado devidamente sobre o tema.

Esta decisão envolve duas pessoas e para que nenhuma delas sofra, é necessário que tenha a certeza que está pronto para o casamento gay.

As consequências do casamento gay

O casamento homossexual tem várias obrigações, entre elas encontram-se as que são também comuns ao casal heterossexual.

Hoje iremos discutir apenas as consequências do casamento entre dois homens ou duas mulheres, visto que as consequências gerais (positivas e negativas) são bem conhecidas.

Quem indica que um casamento gay é exatamente igual a um casamento heterossexual está correto, mas não contempla um dos fatores mais importantes na sociedade portuguesa – a aceitação.

Infelizmente, e apesar de existirem alguns avanços como a inclusão da homossexualidade na televisão portuguesa, a sociedade portuguesa ainda não vê um casal homossexual como um casal “normal”. Se com um namoro os homens podem assumir ou não, com um casamento não terão outra hipótese.

Veja alguns pontos que deve considerar:

  • Cerimónia pública – A cerimónia é realizada numa Conservatória do Registo Civil, portanto é pública e sairá publicada em Diário da Republica.
  • Estado Civil – Quando lhe perguntarem o estado civil, perguntam normalmente o nome da “mulher”. Aqui é a altura que muitos homens temem, assumir publicamente a sua homossexualidade. As entidades bancárias são um exemplo comum desta situação.
  • Sem mais desculpas – Se antes do casamento inventam desculpas como dizendo que eram apenas dois amigos que moravam juntos, depois do casamento tais desculpas não farão sentido.

Afinal, casar ou não casar?

A decisão de casar ou não casar deve ser sempre do casal e não pretendemos de forma alguma indicar que não o devem fazer!

O casamento gay é uma forma maravilhosa de assumir o amor, pois assumem não só o compromisso, mas também a coragem de assumir quem são pela pessoa que se encontra ao vosso lado! No entanto, qualquer casamento deve ser sempre ponderado e não deverá ser nunca um impulso apenas porque agora já é legal.

Um homem que ainda tem problemas em assumir a sua homossexualidade deve ambientar-se primeiro antes de dar o passo, pois a pressão pode ser responsável por casamentos falhados.

Se está a pensar em casar e se ambos já assumem sem preconceitos a sua homossexualidade, então… Felicidades!

Caso ainda não se sintam confortáveis, não é necessário apressar o casamento, pois o que realmente importa é o que sentem um pelo outro.

Se ainda procura a sua alma gémea para dar o grande passo, não desanime!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.